24.7.08

Andando de Bicicleta
por Silvio T Corrêa

Perseguir um sonho, atingir um objetivo, executar um empreendimento, é como andar de bicicleta. Em 9, de 10 vezes, caímos! Mas na décima, pedalamos por quilômetros!

Você, certamente, aprendeu a andar de bicicleta como a maioria de nós. Alguém de confiança, o nosso mestre, segura o selim — banco da bicicleta —, enquanto você pedala e tenta manter o guidon, que teima em balançar, reto. A bicicleta joga pra lá e pra cá, mas a mão firme do nosso guia nos mantém na direção correta.

Tentamos, sozinhos, pela primeira vez. A bicicleta balança como se tentasse nos jogar ao chão. E consegue! Não podemos desanimar! Recomeçamos e (...) caímos novamente. E novamente! E novamente! Até que, quase por mágica, ela fica mais firme, balança, mas não cai! Estamos só, por nossa conta.

Ah! Que sensação de liberdade sentir aquela brisa leve batendo no rosto! A roda da frente ainda trêmula, mas seguindo em frente, avançando, prosperando na nossa atividade de pedalar, de "andar de bicicleta".

Cada um de nós leva mais, ou menos, tempo para aprender a andar de bicicleta. Tem que ser assim, pois somos diferentes, com anseios diferentes e dificuldades distintas. Enquanto Oscar Pistorius, de 21 anos, dá um show com suas pernas de fibra de carbono, tem gente, e gente muito boa, que com 60 anos ainda não aprendeu a andar de bicicleta. Mas continua tentando!

É isso que não podemos jamais esquecer! Não somos melhores ou piores; somos nós apenas! Sou eu, é você, é ele! Cada um com o seu tempo, com a sua história. Precisamos entender a nossa realidade; trabalhar junto a ela e não ficar contra ela!

Continuamos caindo da bicicleta? Não tem problema! Não parece, mas estamos aprendendo a cada tombo. Já conhecemos cada buraco, cada paralelepípedo solto no caminho. Já sabemos que não é nada fácil, mas não iremos desistir!

Os pais, irmãos, colegas nos cobram muito. O mundo nos cobra muito! E é bom que seja assim! A gana que essa cobrança gera, é combustível para avançarmos.

Não existe receita para aprender a andar de bicicleta e muito menos para tornar-se um ciclista campeão. Existe perseverança, existe choro, existe raiva, decepção. Mas existem alegrias, existem pequenas e grandes vitórias — que devem ser comemoradas.  

Definitivamente, andar de bicicleta é uma atividade complexa, mas todos tem direito a ela.

Se por acaso disserem que nunca aprenderemos a andar de bicicleta, não ligue pois este nunca será capaz de segurar um selim e exercer a função de mestre.

Escute o
Papo do Bastidor

Marcadores: